Mortimer: Uma idéia brilhante!!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010


Mortimer é o verdadeiro nome de Mickey Mouse. Parece ridículo exaltar o ratinho com o título: "Uma idéia brilhante". Mas pensei na questão Império Disney e defini que Walt Disney é um daqueles heróis nos quais deveriam ser feito filmes com o título: Uma jogada de mestre.
Pra adentrar nesta historia é preciso saber um pouco do que se passava no mundo em 1825. A primeira fotografia,  a animação fotográfica, o cinema mudo e depois com som!
 Entretanto, isso não ocorreu tão rápido como parece...

Primeira fotografia tirada: Niépce Betume da Judéia
... Mas como animar uma foto? Parece mais estranho ainda, porém isso se deu pelo interesse de saber se todas as 4 patas de um cavalo saíam do chão no momento do galope. É isso mesmo! Com a especulação de um ex-governador da Califórnia, em 1872, que queria comprovar sua tese e ganhar uma certa aposta afirmando que: "O cavalo ao galopar “tira” todos os seus cascos do chão", algumas experiências foram feitas. Resolveram contratar um fotógrafo (Eadweard J. Muybridge) para registrar a imagem chave para a resolução e o esclarecimento da questão. Também foi necessária a ajuda de uma engenhoca inventada pelo engenheiro John D. Isaacs, que era um sistema composto por 24 câmeras, cada qual com uma chapa emulsionada, que eram acionadas por fios devidamente esticados no local onde o cavalo galoparia. A medida em que o animal passava, eram acionadas as câmeras e assim capturadas as posições do movimento do galope.
Este foi um experimento tão bem sucedido, que além de comprovar a teoria do ex governador, fez com que o entusiasmadíssimo e curioso fotógrafo dedicasse o resto da sua carreira à fotografia seqüencial do movimento.
E assim em 1878, Muybridge com a ajuda do ex- governador Leland Stanford, foi capaz de fotografar um galope quadro a quadro com 24 câmeras. A primeira experiência com sucesso ocorreu em 11 de junho, tendo a imprensa presente. Nesta época foram tiradas as fotos que marcariam a história da evolução fotográfica e iniciariam a era do vídeo. The Horse in Motion!


Foto chave da evolução fotográfica. Os experimentos comprovavam que se bastavam 16 quadros por segundo de uma imagem seqüencial de movimento para o cérebro "imaginar que estava vendo uma cena".
Apesar da história do fotógrafo, a partir de então, não ser das melhores; Ele deixou como herança uma invenção importante para o desenvolvimento de películas o Zoopraxiscópio. Precursor do sistema de películas de filmes.
E foi em 1893, em Chicago, na World's Columbian Exposition,  que Muybridge, usando sua invenção e contando com público pagante, fez com que o salão se tornasse o primeiro cinema comercial. Com isto o fotógrafo deu o ponta pé inicial para a história do cinema! 

Thaumatrópio, brinquedo que comprova a persistência da visão.

Fenacistoscópio outro exemplo.

Tendo em mãos a invenção de Muybridge e conhecendo as teorias da persistência na retina, foram feitas diversas melhorias no Zoopraxiscópio.
Em 1888, Louis Aimée Augustin Le Prince filmou uma cena de cerca de 2 segundos, mas a fragilidade do papel utilizado fez com que a projeção ficasse inadequada. Thomas Edison também, em 1891, inventou o cinetógrafo e posteriormente o cinetoscópio, entretanto estes não projetavam o filme.
Baseados nestes vários experimentos e invenções, os Irmãos Lumière (filhos de um fotógrafo e donos de empresa de papéis fotográficos) desenvolveram o aparelho que foi essencial para a história do cinema (finalmente) o cinematógrafo; E em 1895, com a presença de público pagante (novamente) no Salão do Grand Café em Paris, foi feita a 1° projeção de filmes. Assim, o momento foi marcado históricamente como o nascimento do cinema! Neste dia foi exibido o filme Chegada do trem à Cidade (L'arrivée à la Ciotat, 1895).
Palavras de Georges Meliès, presente à exibição: "A mostra começou com uma fotografia estática que depois de alguns segundos começou a se mover. O trem apareceu e acelerou em direção ao público. Nós estávamos estonteados por este espetáculo".
Os primeiros filmes de que se tem registro são:
- Place Bellecour à Lyon
- La sortie des usines Lumière
- Le congrès des photographes
- Le goûter de bébé
- La partie d'écarté
- L'enfant et le chat
- Promenade en mer
- La démollition d'un mur
- Les forgerons
- Le maréchal Ferrant
- L'arroseur arrosé
- L'arrivée d'un train en gare de la Ciotat


Como nada é tão simples, e os descobrimentos/coisas a serem descobertas eram muitas naquela época, houve certa polêmica envolvendo os Lumière e Thomas Edison... Mas essa é outras história.
Bom, e onde entra a idéia de Walt Dysney nisto tudo? Ainda parece sem nexo, mas irei dar sentido ao texto.
A partir desta primeira exibição, o mundo estava louco. Era gente querendo o tal cinematógrafo, as pessoas queriam distribuir, aparecer, virar marco histórico. Com o caldeirão fervendo, tudo era possível, as idéias transbordavam... As coisas estavam tão voláteis que quem melhor que um Ilusionista para ser patrono dos efeitos especiais? (não pensem no Matrix, por favor). Georges Méliès foi o pai dos efeitos especiais, fez diversos filmes, construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa e foi o primeiro cineasta a usar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas e é ai que o Valter entra!!!!!!
.
Um pouco sobre Walter Elias Disney:
O menino Walt Disney,  nascido em Chicago no dia 5 de Dezembro de 1901, era fascinado pelas artes. Para fazer dinheiro extra vendia desenhos aos seus vizinhos. Estudou arte e fotografia, tentou alistar-se no serviço militar, mas foi rejeitado devido a ter, na época, apenas 16 anos de idade. Walt ofereceu, então, os seus préstimos à Cruz vermelha, tendo sido enviado para França, onde permaneceu um ano guiando uma ambulância a qual, em vez de ostentar uma camuflagem normal, estava coberta por desenhos seus.
De volta aos Estados Unidos, trabalhou em algumas agências publicitárias (parecido comigo *.* não =/). A seguir, entrou para uma companhia cinematográfica, onde ajudava a fazer os cartazes de propaganda dos filmes.
Com a ajuda do irmão Roy e o amigo Ub Iwerks, criaram a pequena produtora "Laugh-O-Gram", que animava contos de fadas.Esses desenhos animados eram exibidos no cinema local antes dos filmes.
Com uma mudança para Hollywood, Disney ofereceu animações para a distribuidora de filmes M. J. Wrinkler. Com sucesso e aceitação de Wrinkler, Walt adquiriu dinheiro o suficiente para comprar material e contratar funcionários. Tendo em mãos as ferramentas necessárias, Disney embarca no projeto Alice.
Durante o processo de produção da animação Alice, surge a idéia de criar Oswald, o coelho sortudo, um grande sucesso! Porém, numa viagem para Nova York um grande choque abala a carreira de Walt Disney. Ele descobre que seu patrão lhe roubou os direitos dos personagens Alice e Osvald, lhe tirou os funcionários (equipe de desenhistas, produção...), matérias, encomendas... tudo,  Justamente pelo fato de que  nada tinha sido assinado por Walt Disney. Tudo parecia arruinado.
De mãos vazias, mas com uma idéia na cabeça (meio Josef Climber)... Ahhh, calma voltamos ao cinema... O que acontece? O cinema estava mudo, ainda não era possível sincronizar voz e vídeo. A partir da primeira apresentação pública pelos Lumière em 1895, o cinema continuou sem voz por 30 anos. E em meados 1926, Walt Disney já estava desenvolvendo sua Arma X... Aquele que o faria milionário, que o ilustraria em revistas e nos cinemas. Quem? Quem mais seria? Mortimer! Isso mesmo, ele tinha Mortimer na manga, um rato (já lhes apresento o motivo de Mortimer ser representado por um rato, wait and see).
*Fantasiando* -Disney falou para a esposa: Amor olha! Este vai ser o personagem! -Ela disse: O que? Com este nome? Nop, vamos trocar. Colocar um nome mais suave aos ouvidos e que todos possam lembrar, vamos tentar Mickey! 
Existiam muitos personagens famosos na época, um deles era o Gato Felix. Ele era top, o melhor, as crianças queriam ser Felix, tudo girava em torno do bichano... Então poderíamos pensar: “Nada seria capaz de desbancar este Gato! O Disney não teria nenhuma chance!”...

Felix e seu ponto fraco, o cinema mudo.
...Mas o que poderia fazer uma idéia ser mirabolante? A seqüência dos fatos! O que os fatos comprovavam: Em 1927 os filmes já tinham efeitos sonoros, e pouco tempo depois já estavam sendo produzidos com cor e em 11 de maio de 1928 foi inaugurado o primeiro serviço analógico da WGY em Schenectady, Nova Iorque. A Tv seria comercializada! O que isso significa? Significa que os produtores de Felix eram cabeça dura, e como verdadeiros tradicionalistas jamais colocariam o gato para falar, mesmo com o camundongo chegando de fininho. E quando viram BAM! Chega o rato, com a sua irreverência falando: Hot dogs, hot dogs, cantando uma canção (pleonasmo inevitável) no seu primeiro episódio The Karnival Kid, de 1929. Os olhos desviaram de Felix e vidraram naquele rato que falava! Era amazing! Estupendo! Ele falava! Mas não era só isso, o rato em pouco tempo entrava na casa de cada cidadão americano junto com as primeiras televisões, ele virou praga, varria qualquer outra animação da tela. Mickey era perfeito, todos o queriam. Ser Mickey estava na imaginação das crianças! Foi uma bomba que caiu no colo de cada produtor da época. A ruína e a glória!
Eu fiquei pensando, nada mais detém Walt Disney, mas lendo sua história vi que sua carreira foi feita de altos e baixos. Depois de o camundongo virar pop e os lucros subirem, um de seus sócios manipulou o valor dos bilhetes para enriquecer, Walt fica um pouco empobrecido. Mas tem outra idéia maravilhosa que o colocaria de volta ao topo! Contrariado mas com convicção, após três anos de produção surge nas telas o longa Branca de Neve e os Sete Anões! Que gerou fundos necessários para construir um novo estúdio de onde nasceriam outros longas como: Pinóquio, Fantasia e Bambi.
Bom, não quero falar os “baixos” de Walt Disney, mas sim demonstrar o respeito que tenho no momento em que  vejo o enorme castelo surgir na tela quando alguma produção Disney é apresentada.
Tantos filmes e desenhos que marcaram minha infância surgiram das empresas Disney, chega a ser incontável. O Rei Leão foi maravilhoso (só eu me lembro da aflição que sentia ao assistir rsrsrs).
Hoje, sob outra direção e outros administradores, lógico, a Disney é constituída de um império sem fim! Onde entram empresas de renome pelas quais a Disney é acionista ou até mesmo dona. Nomes como: Redes ABC e ESPN, Marvel Entertainment, estúdios - Touchstone Pictures, Hollywood Pictures,Miramax Films, Dimension Films Pixar e de mais onze parques temáticos. (posso estar desatualizada).


Sem Walt Disney acredito que a magia foi-se embora. São poucas as produções realmente boas. Contudo, 
me fascino em saber que houve uma época em que existia a magia.  E a idéia inicial não era apenas dinheiro.
Como eram feitos as animações de Walt Disney.


0 comentários:

Postar um comentário

Nenhum comentário que contenha fundo preconceituoso será aceito!

Tente, de preferência, não comentar no anonimato :D

Obrigada pela sua opinião =)

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t